24 de septiembre de 2014

MODALIDADES SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS NO ENSINO DA RADIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO: ESTILOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM (RIED, Vol. 14, núm. 1, 2011)

MODALIDADES SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS NO ENSINO DA RADIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO: ESTILOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Maria Margarida do Campo Pinto Ribeiro, Filomena Isabel Gonçalves Batalha


Resumen

Lidar com as problemáticas da saúde, implica um domínio dos processos cognitivos (raciocínio, resolução de problemas e tomada de decisão) e de desempenhos práticos, o que obriga a afectação de um conjunto de atitudes e comportamentos específicos.

Este estudo, implementou e avaliou o impacto de experiências pedagógicas desenvolvidas com os estudantes da unidade curricular Radiologia do Sistema Nervoso (RSN) da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL). Aplicaram-se metodologias de ensino mistas (presenciais e virtuais) utilizadas na leccionação teórica e prática no ano curricular 2008/2009. Para a avaliação do perfil de aprendizagem dos estudantes foi aplicado o método de Honey & Munford e para a avaliação e monitorização dos conhecimentos aplicaram-se check list baseadas nos conteúdos programáticos. A monitorização das ferramentas da plataforma moodle complementaram a restante informação.

Verificou-se uma progressão de aprendizagem positiva para um grupo de estudantes maioritariamente do estilo reflexivo (média=10,6 estudantes).

As conclusões apontaram para um impacto positivo quanto à aplicação das metodologias híbridas com maior índice de sucesso para a metodologia assíncrona. Verificou-se também mais flexibilidade no acesso aos conteúdos porém com algumas limitações tais como residência inicial por parte dos estudantes, maior carga de trabalho para os docentes, falta de terminais para acesso à plataforma e pouca experiência de todos os envolvidos no domínio e manipulação da plataforma.


Palabras clave
Ensino clássico; Ensono à Distância; Aprendizagem; Tecnologia web; Radiología; E-learning


Texto completo:


DOI