17 de julio de 2014

O FÓRUM DE APRESENTAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES CEAD/UFU: UM PANORAMA DO PERFIL DOS CANDIDATOS E SUA INTERATIVIDADE A PARTIR DO SNAPP (RIED 17,2)

O FÓRUM DE APRESENTAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES CEAD/UFU: UM PANORAMA DO PERFIL DOS CANDIDATOS E SUA INTERATIVIDADE A PARTIR DO SNAPP
Olíria Mendes Gimenes


Resumen

Este trabalho tem por objetivo traçar o perfil dos candidatos a tutores dos cursos a distância da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) a partir das informações contidas nas postagens do fórum de apresentação, bem como aquelas registradas no questionário de avaliação do curso. Trata-se de uma pesquisa empírica, de abordagem qualitativa em que os dados foram avaliados a partir dos registros realizados pelos candidatos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), do curso de Formação de Tutor para atuar na Educação a Distância, oferecido pelo CEaD/UFU em 2012. Relacionamos esses dados com as informações postadas no fórum de apresentação e a postura adotada pelo candidato nas interações exigidas nas atividades do fórum. Para analisarmos a interatividade no fórum utilizamos o software SNAPP. Percebemos que o conhecimento prévio se faz necessário no processo seletivo e formativo daqueles que irão atuar na EaD.


Palabras clave
fórum, formação de tutores, educação a distância

Texto completo: