29 de julio de 2014

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INOVAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS (RIED, Vol. 13, núm. 1, 2010)

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INOVAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS
Elena María Mallmann


Resumen

A preocupação central é mapear as especificidades da inovação na docência universitária na elaboração de materiais didáticos impressos e hipermidiáticos para mediação pedagógica em Educação a Distância. Os ciclos espiralados de planejamento, ação, observação e reflexão orientaram metodologicamente a investigação que envolveu professores-autores e designers de mediação da equipe multidisciplinar de um curso Licenciatura em Física na Modalidade a Distância. As categorias analíticas foram eleitas à luz da Teoria da Rede de Mediadores, Transposição Didática e Aprendizagem Significativa. Dos resultados, destacam-se duas contribuições: a) cartografia da performance docente explicitada em três matrizes: Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP), Matriz Temático-Organizadora (MTO) e Matriz Temático-Analítica (MTA) e b) formulário de indicadores Perfo_List como estratégia metodológica de retrospecção e prospecção na gestão das equipes multidisciplinares. Conclusivamente, afirma-se que a potencialidade da mediação pedagógica em educação a distância requer uma performance docente sustentada em três princípios basilares acoplados: competência, autonomia e desejo.


Palabras clave
mediação pedagógica, educação a distância, materiais didáticos, performance docente.


Texto completo: